º  DIRETORIA DE SAÚDE

 

 

O presente relatório concentra informações acerca dos projetos e ações desenvolvidas pela Diretoria de Saúde no ano de 2012 (janeiro a novembro).

1. Projetos executados em 2012

1.1. Vacina da gripe

O objetivo da vacina da gripe é imunizar os funcionários do Poder Judiciário da Secretaria do Tribunal de Justiça, do Fórum da Capital e das Comarcas do interior.

No ano de 2012, através da empresa Imunizar Comércio de Vacinas Ltda., foram aplicadas 8.074 doses, sendo estas administradas em magistrados e funcionários ativos, terceirizados, funcionários à disposição, bolsistas e estagiários de todas as Comarcas do Poder Judiciário e da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

 

2. Relatório dos atendimentos médicos

Médicos

Nº de consultas

Dra.Graciela de Oliveira Richeter Schmidt

1.457

Dr. José Carlos Nascimento                                             *

1.527

Dra. Karina Cocco Monteiro de Freitas                         ***                           

735

Dra. Leisa Maria Leal                                                      **

891

Dr. Luiz Alberto Neves May                                           ***

790

Dr. Renato Grillo Flach                                                 ****

1.159

TOTAL

6.559

* Ampliação da jornada de trabalho em 2 horas até dia 13 de julho – substituição na junta médica

** Chefe da junta médica

*** Membro da junta médica

**** Diretor de saúde

 

2.1. Relatório da Seção Psicossocial-ambulatorial

A seção Psicossocial-ambulatorial, em mais um ano trabalhando com quatro psicólogas na Seção, desenvolveu as seguintes atividades no ano de 2012:

 

PSICÓLOGA

Nº DE ATENDIMENTOS REALIZADOS

Dra. Fernanda Chede R. Caldas

393

Dra. Liliane Cardoso Pereira

492

Dra. Luciana Raupp Di Bernardi *

331

Dra. Marilda Marcondes de Mattos

422

TOTAL

1.638

*Janeiro a meados de abril – férias e licença gestação.

 

2.2. Relatório de atividades do Serviço Social

As atividades desenvolvidas no período de 2012, em sua maioria, são referentes à elaboração de informações, relatórios, estudos sociais e pareceres para subsidiar decisões da Junta Médica em processos administrativos, atendendo a demanda apresentada que incluí todo o Estado Catarinense.

- Pareceres elaborados para Junta Médica – 305

 

Para a elaboração dos pareceres necessita-se da coleta de dados através de atividades como visitas domiciliares, entrevistas com servidores e requerentes, familiares, avaliação do local de trabalho e visita a instituições de saúde, conforme a necessidade e a peculiaridade de cada situação apresentada.

- Entrevistas – 706

- Visitas domiciliares, Instituições de Saúde e Locais de Trabalho – 206

- Cidades Visitadas – 34

 

Algumas ações não são aqui quantificadas, já que cada processo exige um procedimento como, por exemplo, coleta de dados com o médico assistente do servidor e terapeuta, contatos frequentes com o servidor, familiares e clínicas psiquiátricas. Estas ações são feitas constantemente e necessárias para que o trabalho atinja bons resultados, porém são de difícil quantificação para relatório estatístico, já que não são um fim em si mesmas.

- Encaminhamentos de servidores para clínicas psiquiátricas, avaliação médica e ou internação, acompanhamento do servidor em tratamento – 37

 

2.3. Relatório da Seção de Enfermagem

A Seção de Enfermagem, no período de janeiro a novembro de 2012, desenvolveu orientações sobre pressão arterial, fornecimento de dietas (colesterol, triglicerídeos, ácido úrico) e as atividades descritas abaixo:

 

1

         ATENDIMENTOS da ENFERMAGEM

 

1.1

Avaliação para atendimento de emergência encaminhadas ao médico

374

 

 

 

2

Exames realizados

 

2.1

Eletrocardiograma (ECG)

7

 

 

 

3

Procedimentos realizados

 

3.1

Aplicação de radiação infravermelha

 

3.2

Nebulização

101

3.3

Verificação de Pressão Arterial (P.A.)

2.800

3.4

Curativo

244

3.5

Retirada de ponto cirúrgico

11

3.6

Imobilização

4

 

 

 

4

Administração de Medicamentos:

 

4.1

Endovenoso (EV)

40

4.2

Intramuscular (IM)

285

4.3

Subcutâneo (SC)

9

4.4

Via Oral (VO) administrados no local:

 

 

4.4.1 – doses (gotas)

174

 

4.4.2. – comprimidos

2.241

 

4.4.3 – controlados

15

5

Medicamentos fornecidos sob prescrição

 

5.1

Comprimidos

771

6

 TOTAL

7.076

 

2.4. Relatório da Seção de Farmácia

 

Total de atendimentos no Estado

11.558

Dias úteis do período

227

Atendimentos por dia útil

51

 

Cidades com sede de Comarca atendidas

102

Volume de atendimentos em 2012

1

TRIBUNAL DE JUSTICA

5.703

2

 CAPITAL

870

3

APOSENTADOS

752

4

COM. DE BALNEARIO CAMBORIU

245

5

COM. DE BLUMENAU

236

6

COM. DE ITAJAI

216

7

COM. DE JOINVILLE

203

8

COM. DE CRICIUMA

143

9

COM. DE SAO JOSE

133

10

COM. DE CHAPECO

122

11

COM. DE TURVO

107

12

COM. DE CURITIBANOS

102

13

COM. DE TUBARAO

98

14

COM. DE LAGES

98

15

COM. DE SAO JOAQUIM

96

16

COM. DE BAL.PICARRAS

94

17

COM. DE SAO JOAO BATISTA

76

18

COM. DE BOM RETIRO

76

19

COM. DE BIGUACU

76

20

COM. DE STO AMARO DA IMPERATRIZ

73

21

COM. DE BRACO DO NORTE

73

22

COM. DE JARAGUA DO SUL

72

23

COM. DE XANXERE

67

24

COM. DE QUILOMBO

61

25

COM. DE PALMITOS

61

26

COM. DE ANITA GARIBALDI

60

27

COM. DE PAPANDUVA

54

28

COM. DE GASPAR

54

29

COM. DE ORLEANS

53

30

COM. DE CORONEL FREITAS

53

31

COM. DE LAURO MULLER

49

32

COM. DE LAGUNA

48

33

COM. DE RIO DO SUL

44

34

COM. DE PONTE SERRADA

43

35

COM. DE MONDAI

43

36

COM. DE MARAVILHA

41

37

COM. DE URUSSANGA

40

38

COM. DE TIMBO

39

39

CIRCUNSCRICOES JUDICIARIAS

39

40

COM. DE PALHOCA

37

41

COM. DE ITUPORANGA

37

42

COM. DE ABELARDO LUZ

37

43

COM. DE BRUSQUE

36

44

COM. DE SOMBRIO

35

45

COM. DE PRESIDENTE GETULIO

30

46

COM. DE CUNHA PORA

28

47

COM. DE XAXIM

27

48

COM. DE SAO JOSE DO CEDRO

27

49

COM. DE DESCANSO

27

50

COM. DE SAO LOURENCO DO OESTE

26

51

COM. DE MODELO

26

52

COM. DE IMBITUBA

26

53

COM. DE URUBICI

24

54

COM. DE RIO NEGRINHO

24

55

COM. DE PINHALZINHO

24

56

COM. DE ITAIOPOLIS

23

57

COM. DE ARARANGUA

23

58

COM. DE VIDEIRA

22

59

COM. DE RIO DO CAMPO

21

60

COM. DE SANTA ROSA DO SUL

20

61

COM. DE OTACILIO COSTA

20

62

COM. DE ITA

20

63

COM. DE CACADOR

20

64

COM. DE ANCHIETA

20

65

COM. DE ITAPIRANGA

18

66

COM. DE IBIRAMA

18

67

COM. DE BARRA VELHA

18

68

COM. DE CAPIVARI DE BAIXO

17

69

COM. DE SAO DOMINGOS

16

70

COM. DE PORTO BELO

16

71

COM. DE GAROPABA

16

72

COM. DE POMERODE

15

73

COM. DE ITAPEMA

14

74

COM. DE CATANDUVAS

14

75

COM. DE RIO DO OESTE

13

76

COM. DE MAFRA

13

77

COM. DE FRAIBURGO

13

78

COM. DE CAMPO ERE

13

79

COM. DE SEARA

12

80

COM. DE CAMPOS NOVOS

12

81

COM. DE ASCURRA

11

82

COM. DE CAMBORIU

10

83

COM. DE TANGARA

9

84

COM. DE LEBON REGIS

9

85

COM. DE JAGUARUNA

9

86

COM. DE SAO BENTO DO SUL

8

87

COM. DE NAVEGANTES

8

88

COM. DE JOACABA

8

89

COM. DE CAPINZAL

8

90

COM. DE IMARUI

7

91

COM. DE ICARA

7

92

COM. DE CORREIA PINTO

7

93

COM. DE SAO MIGUEL DO OESTE

6

94

COM. DE CONCORDIA

6

95

OUTROS

4

96

COM. DE PORTO UNIAO

4

97

COM. DE MELEIRO

4

98

COM. DE IPUMIRIM

4

99

COM. DE INDAIAL

4

100

COM. DE GARUVA

4

101

COM. DE ARMAZEM

4

102

COM. DE CANOINHAS

2

103

COM. DE TROMBUDO CENTRAL

1

104

COM. DE TIJUCAS

1

105

COM. DE GUARAMIRIM

1

106

COM. DE DIONISIO CERQUEIRA

1

Total geral

11.558

 

3.     Relatório da Junta Médica Oficial do Poder Judiciário                                          

 

Licença para tratamento de saúde

1.709

Licença para tratamento de saúde, em prorrogação

529

Licença para tratamento de saúde, em pessoa da família

997

Gestação

119

Reconsideração

38

Isenção de Imposto de Renda

33

Readaptação

30

Remoção

34

Acidente do Trabalho

4

Prorrogação da Readaptação

8

Licença para tratamento de saúde, em PF, em prorrogação

57

Avaliação

10

Admissão

602

Redução de carga horária

22

Aposentadoria por invalidez

11

Outros

55

TOTAL DE PROCESSOS NO ANO 2012

4.258

 

4. Relatório dos atendimentos odontológicos

 

DENTISTA

PACIENTES

PROCEDIMENTOS

Dias trabalhados

Dr. Dante Del Vale Valcanaia

(Prótese)

28

120

182

Dr. Eduardo Dutra da Silva

(Endodontia)

142

546

171

Dr. José Eduardo C. Shiozawa

(Dentística)

458

2265

189

Dra. Mabel Larroyd Valente

(Dentística)

156

444

77

Dra. Maria Eugênia B. Burg

(Dentística)

481

1.452

192

Dr. Lauro Egídio Bragaglia

(Prótese)

217

1.805

195

Dr. Reginaldo Reitz

(Dentística)

288

1.637

211

TOTAL

1.365

8.269

1.217

Índice de aproveitamento (estimativa)

 

 

6,79

 

Fonte: Dados coletados do software de gerenciamento odontológico Prodent e dos relatórios estatísticos mensais da Divisão de Saúde Oral.

 

4.1. Relatório da Seção de Prótese

 

01 – Fundição de Estrutura Metal Cerâmica

203

02 – Prótese sobre Implante

109

03 – Confecção de Provisórios (elementos)

174

04 - Confecção de Modelos

309

05 – Placa de Registro

8

06 – Aplicação em Cerâmica (elementos)

269

07 – Moldeira Individual

28

08 – Placa de Clareamento

126

09 – Confecção de Tróqueis

104

10 – Placa de Proteção Noturna (Silicone)

9

11 – Confecção de Inceram (Coping)

49

12 – Confecção Targis Vectris

1

13 – Confecção de Núcleos (indireto)

18

14 – Fundição direta de núcleo

52

15 – Prótese Total

2

16 – Prótese Parcial Fixa

18

17 – Onlay

13

18 – Ponte Parcial Removível (PPR)

19

19 – Placa de bruxismo

22

20 – Placa de mordida

5

21 – Enceramento Diagnóstico

 

22 – Aplicação em cerômero

2

23 – Núcleo - Partido

5

24 – Núcleo Tri-Partido

1

Total Geral

1.546


5. Relatório da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional

 

A atenção à segurança e à saúde ocupacional no Poder Judiciário motivou a criação da Seção de Medicina do Trabalho, em 2001. Em 2006 a seção foi transformada em Divisão de Medicina do Trabalho. E, em 2009, optou-se por denominá-la Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional, dada a complexidade da sua atuação, não limitada à medicina do trabalho. A divisão conta com a Seção de Ergonomia e a Seção de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

 

A divisão tem por missão contribuir para o desenvolvimento e preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina, oferecendo serviços especializados que têm como princípio fundamental a melhoria contínua.

Para alcançar o bem-estar pessoal e social dos envolvidos e dos assistidos, objetivo da divisão, são desenvolvidos trabalhos de orientação aos servidores, magistrados, bolsistas, terceirizados, para que façam o melhor uso dos equipamentos e mobiliário disponibilizados. Além disso, a divisão elabora avaliações do mobiliário e dos ambientes de trabalho para então propor adequações entre eles e as necessidades de trabalho.

 

Dentre as ações desenvolvidas pela divisão em 2012 destacamos:

Relacionamos, no quadro abaixo, as atividades de rotina da divisão realizadas ao longo do ano:

Ação

2011

2012

VARIAÇÃO

Distribuição de EPI e acessório ergonômicos

8.670

2.508

-71%

Implantação de PPRA

6

2

-66%

Orientação de Segurança e Saúde Ocupacional

1.300

956

-26%

Especificação de mobiliário e acessórios ergonômicos

45

49

+9%

Resposta processual e pareceres

48

8

-83%

Palestras de orientações (higiene, segurança e saúde ocupacional)

15

11

-27%

Programa de Controle de Saúde Ocupacional

3

2

-33%

Avaliação de amostras de mobiliário

25

15

-40%

Avaliação ambiental

41

12

-70%

Os números negativos mostram que houve um decréscimo no fornecimento de materiais devido aos ambientes já atendidos em anos anteriores, tal qual acontece com a distribuição de apoios de mouse e teclado que começarão ser trocados a partir de 2014 devido ao desgaste e preservação da higiene ocupacional. Também motivou a negatividade desses indicadores a dificuldade na licitação de apoios, sem os quais as ações de melhorias de ambientes e postos de trabalho ficaram comprometidas.